terça-feira, 30 de setembro de 2008

Só eu sei...

Quem vai pagar a factura?



Como adepto do Sporting estive 18 anos sem conhecer a emoção de ganhar um campeonato. Nunca durante essa travessia do deserto perdi o meu fervor clubístico, e posso até dizer que muitas derrotas temperaram e reforçaram as minhas convicções! Isto porque a forma abnegada e estóica com que a equipa insistia em privilegiar um futebol ofensivo em todos os estádios e desafios era por si só uma imagem de marca, uma forma de estar própria e temerária, uma afirmação de vontade que continha em si uma filosofia coerente, mesma que desprovida de resultados práticos.

Já o afirmei na minha última crónica e reforço a ideia: não são as derrotas do Sporting que me entristecem, mas sim as ocasiões em que a equipa entra em campo sem a filosofia explícita de lutar para impor a sua presença, sempre que se mostra expectante e tímida, passiva e submissa!

Paulo Bento tem, desde que ocupa o lugar de treinador do Sporting, o terrível hábito de ser reverente e cauteloso nas deslocações ao Estádio da Luz, atitude que no passado recente já tinha valido ao Sporting empates com sabor a derrota no referido reduto! O que é que tanto medo pode causar a uma equipa consistente e madura, aperfeiçoada pela experiência, diante de um conjunto ainda incoerente e colectivamente imberbe de individualidades dispersas? O certo é que o Sporting pagou com a derrota mais uma aposta na traição à sua identidade, jogando na Luz um desajustado futebol de contenção!

E deixo ainda uma outra nota solta: Rui Patrício é guarda-redes titular do Sporting e não de outra equipa qualquer, e não pode por isso sofrer, em condição alguma, um golo como o que Reyes lhe marcou praticamente sem ângulo! Não quero no entanto, de forma alguma, colocar no jovem guardião a responsabilidade de uma derrota que se ficou a dever à postura e filosofia com que a equipa se apresentou.

À imagem de Mourinho, e porque o futebol pertence ao génio e à audácia, deixo uma pergunta à minha equipa do coração: não deviam os suíços do Basileia, e aquele que dentro de portas tem sido o nosso mais sério rival, o F. C. Porto, a pagar a factura de uma derrota que não passou de um acidente de percurso?

Que este deslize tonifique e amadureça uma caminhada para o título e para uma presença personalizada na mais prestigiada competição mundial de clubes, sem esquecermos nunca quem somos!

Leão da semana: Miguel Veloso

Por: César Paisana Adão

2 comentários:

Anónimo disse...

caro amigo cesar adao, a beleza da tua escrita so pode ser comparada aquele teu golo fora da area no nosso adelino dos santos junior, p aí na epoca de 93/94 contra o uniao de tomar;) parabens pelo texto.. nao concordo ctg em tudo olhando da optica de um "pseudo treinadeiro" que sou e justifico a minha postura naquela velha maxima que ficou eternizada por um treinador da NBA, "os ataques ganham jogos, as defesas ganham campeonatos", alicerçando ainda esta opiniao na minha curta experiencia cm treinador,em q o ano passado fiquei em 7º lugar no nacional de juniores com a academica de coimbra. Fomos o 3º melhor ataque, logo atras de porto e leixoes... mas nao fiquei em 3º, fiquei em 7º. e fui a 7ª melhor defesa. ves a associaçao?? como treinador, entendo a postura do paulo bento. como adepto, identificado totalmente c a tua ideia, eu quero é um sporting personalizado seja na mata real ou em old trafford, jogando um futebol envolvente, esteticamente agradavel, que me entusiasme. Um abraço forte

João Simoes

Anónimo disse...

GRANDE CESAR!!MAIS UMA VEZ UM BELO TEXTO SOBRE O NOSSO SPORTING..CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO QUANDO FALAS DO RUI PATRICIO,INFELIZMENTE NÃO ESTÁ LÁ QUANDO PRECISAMOS.ESPEREMOS QUE MELHORE OU QUE O NOSSO TREINADOR ACABE COM A TEIMOSIA E META DE NOVO O STOJ...ABRAÇO E SAUDAÇÕES LEONINAS RUMO AO TÍTULO NACIONAL!!Luis Adão Farias