terça-feira, 9 de setembro de 2008

Só eu sei...

"Stojkovic: Teimosia ou Alta-confiança?"



Já que estamos em maré de jogos da Selecção Nacional tomo aqui a pequena liberdade de tecer algumas considerações sobre a equipa de todos nós. Carlos Queiroz significa o advento de um novo ciclo e assume a tarefa de coordenar as necessidades das selecções mais jovens com a principal, e até que enfim que se aponta a importância de possuir uma visão integrada e global para o futebol das selecções. É absolutamente primordial dotar as selecções de uma filosofia, de um modelo, de um conjunto uniforme e coordenado de processos e princípios.

Como se viu pela exibição anódina, desgarrada e pautada por uma profunda desinspiração da equipa de sub-21 no Estádio de Wembley, estamos apenas no início da caminhada e existe muito trabalho a fazer. Talvez seja bom começar por explicar a algumas estrelas precoces que a sua futura integração na equipa principal está directamente relacionada com o brio e convicção que demonstrarem nas camadas para as quais são convocados.

Quanto ao Sporting não pude deixar de reagir com perplexidade perante as mais recentes declarações do Guarda-Redes Stojkovic. Vendo-se quase confrontado com a dispensa do clube por questionar permanentemente as escolhas de Paulo Bento para a baliza, e na sequência de variadas declarações auto-elogiosas, seria do senso comum presumir que o atleta já teria percebido que estas afirmações só lhe provocaram até ao momento um inegável prejuízo na sua carreira.

E o que faz Stojkovic? Volta a reafirmar com uma inabalável serenidade que é a melhor opção do nosso plantel para a baliza! Para ser sincero, começo a pensar que esta postura é simplesmente intrínseca ao estilo do jogador, e talvez seja melhor entendê-la como forma de mostrar persistência e auto-confiança, e espero muito simplesmente que Paulo Bento não a entenda como teimosia ou forma de promover uma permanente guerrilha psicológica de balneário. Porque apesar de Stojkovic não ser (ainda) o melhor guarda-redes da Europa, é sem dúvida um excelente guarda-redes, e o Sporting precisa de grandes opções para todas as posições!

Estamos na iminência de um primeiro ciclo de jogos de terrível dificuldade e a equipa, após um excelente início, terá que se manter igual a si própria: a transbordar competitividade, solidariedade em campo, inteligência e maturidade táctica. Confesso alguma ansiedade para ver a equipa a exibir toda a sua garra, classe e vontade de vencer em palcos tão diversos como Alvalade, Luz ou Camp Nou!


Por: César Paisana Adão


Sem comentários: