segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Vitória em Caxarias

Atlético entra na linha

Rapha (à esq) e Dércio (à dta) foram apostas para o segundo tempo

CCD Caxarias 1-3 Atlético Ouriense

(Pulga; Ricky, Patrício (pb) e Ribeiro (gp))

___________________

CCD Caxarias e Atlético Ouriense despediram-se, ontem à tarde, da Taça do Ribatejo.
As duas formações partiam para a derradeira jornada sem qualquer hipótese de passagem à próxima fase da competição. Depois de dois resultados negativos, ambos os conjuntos tinham uma oportunidade de sair de cara lavada do torneio.

A pressão estava do lado oureense. Com efeito, o Atlético Ouriense tinha obrigação de levar de vencida a equipa da casa. Cerca de meia centena de espectadores assistiam na bancada do Campo da Chã a um derbie regional que há muito não acontecia.

A turma de Carlos Gonçalves entrou em campo com algumas alterações em relação ao último encontro. Bolinhas, Martins e Micka foram substituídos no onze por Moreira, Ricardo Ferreira e Ricky. E as mesmas parecem ter resultado em cheio pois o Atlético entrou a todo o gás no desafio.

A partida teve um início supersónico. Logo no primeiro minuto, Ricky surge isolado perante Marco e remata de forma desfigurada mas o desnorte do guarda-redes permitiu a festa do jovem atacante. Entrava bem o Atlético, descomplicando aquele que poderia ter sido um jogo mais complicado.

O guardião Marco viria a redimir-se aos 12 minutos quando negou por duas vezes o golo aos oureenses. Primeiro a defender um remate de Ricky que voltou a isolar-se após uma solicitação soberba de Moreira, depois ao enviar para canto a recarga de Ricardo Ferreira.

O Atlético andava perto de aumentar a vantagem mas foi o CCD Caxarias quem quase chegou à igualdade. Aos 14 minutos Edgar, extremo esquerdo da equipa de Vítor Romero, rematou forte e colocado mas era a hora de também Tomé brilhar. O jovem keeper realizou uma defesa arrepiantemente fabulosa com a bola a sobrar para Bruno que rematou para nova intervenção apertada do guarda-redes.

À passagem da meia hora de jogo, Dino bateu um livre na esquerda do seu ataque. A bola sobrevoou a área e foi ao encontro de Patrício, centro campista da casa, que na tentativa de sacudir o perigo, acabou por trair a sua equipa fazendo um auto golo.

O Atlético conseguia afastar a ansiedade que se tem apoderado da sua equipa e vencia com mérito mas por uma margem algo injusta para o CCD Caxarias.

Contudo, 4 minutos volvidos surge o golo da formação da casa. E que golo. Na ressaca de um lançamento de linha lateral, na esquerda do seu ataque, a redondinha sobra para Pulga que, à entrada da área oureense, aponta um autêntico míssil à baliza de Tomé que nem com anti-aéreas a conseguiria suster. Grande golo do jogador tomarense, este ano ao serviço do CCD Caxarias.

O golo caxariense ajustou o resultado à prestação das duas equipas durante o primeiro tempo. O Atlético chegava ao descanso a merecer vencer e o CCD Caxarias justificava plenamente o tento obtido.

A segunda metade do desafio trouxe novidades no seu início. Carlos Gonçalves fez duas alterações na sua equipa. Retirou Moreira e Dino, lançando Dércio e promovendo a estreia de Rapha. Um debute aziago para o jovem médio que viria a ter de sair, 10 minutos depois, devido a uma lesão na coxa direita. Rapha deu o seu lugar a Micka que voltava à equipa, depois da titularidade nos primeiros encontros.

O segundo tempo do encontro foi bastante mais monótono do que o primeiro. Aos 57 minutos, Vítor Romero decide lançar Caetano para o lugar do defesa lateral Periquito. O jovem atacante, um dos muitos jogadores formados no Atlético e que hoje defrontaram o seu velho emblema, deu alma nova ao ataque dos rubro-negros, que ontem até jogavam de branco. Os poucos lances de perigo saíram dos seus pés.

Aos 75 minutos, Nuno Sousa quase comprometia ao não conseguir afastar convenientemente uma bola perdida na sua esquerda defensiva. Porém, Gonçalo rematou forte mas deslocado da baliza oureense.

À passagem do minuto 83, Ricky é tocado na área por Nélson. Ao invés de grande penalidade e consequente amarelo para o capitão da casa, que seria o seu segundo, Adelino Crespo preferiu admoestar o atacante de Ourém com cartolina amarela por pretensa simulação. Mal o jovem árbitro, carteiro de profissão.

Muito perto do derradeiro apito do inseguro Adelino Crespo, o keeper Marco, na tentativa de afastar uma bola de Dércio, embateu violentamente contra o seu central João Filipe e o médio do Atlético. Adelino Crespo não hesitou em apontar castigo máximo e cartolina de expulsão para o guarda-redes, considerando que o guarda-redes agrediu voluntariamente Dércio.

Foi já com o guardião suplente André na baliza que Pedro Ribeiro bateu o penaltie que se traduziu no terceiro golo do Atlético. Foi a estreia a marcar do polivalente atacante ao serviço dos oureenses. Até final do jogo o Atlético ainda se viu diminuído a dez jogadores pois Ricardo Ferreira saiu lesionado quando estavam esgotadas as substituições para a sua equipa.

Chegava ao fim a partida, com um triunfo justo do Atlético Ouriense. A equipa de Carlos Gonçalves conseguiu finalmente a sua primeira vitória oficial. O encontro serviu essencialmente para os jogadores oureenses contrariarem a pálida imagem que têm dado de si.

Missão cumprida com destaque para as evoluções positivas nos sectores que apresentavam mais carências na equipa: a falta de coesão defensiva e a escassez de eficácia do ataque. O Atlético surgiu mais forte no sector recuado com destaque para as melhorias de entendimento apresentadas por Canário e Tiago Faria. Quanto ao ataque, realce para Ricky que voltou a marcar, se bem que de uma forma muito pouco ortodoxa.

Do lado caxariense, saliente-se o comportamento de homens como Nélson, Patrício ou Edgar que deram o mote aos colegas, no que concerne à atitude a ter em campo. Um aparte apenas para Caetano, um jogador que destoa claramente dos demais companheiros. A não inclusão nos titulares causou estranheza e o jovem tratou de mostrar os seus atributos em apenas 33 minutos em campo.

O juiz da partida não passa incólume pois voltou a desperdiçar uma ocasião para provar se tem vocação para estas andanças. Bem apoiado pelo seu par de auxiliares, insistiu em complicar o que não era complicável. Uma actuação bastante insegura e ao sabor das vontades distintas dos jogadores.

______________________

FICHA

Campo da Chã, Caxarias
Árbitro: Adelino Crespo
Árbitro Auxiliar (bancada): Gonçalo Freire
Árbitro Auxiliar (peão): Fábio Godinho

CCD Caxarias
Marco; Periquito (Caetano, 57m), Taró, João Filipe, Luís; Nélson (cap), Patrício, Gonçalo; Pulga (André, 90m), Edgar (Cipriano, 66m), Bruno.

Não utilizados
João, Rui, Tiago e Vítor Jorge

Disciplina
Amarelos: Pulga e Nélson
Vermelho: Marco

Golo
Pulga

Treinador
Vítor Romero
------------------------------------------------------------------------------

Atlético Ouriense
Tomé; Tordo, Tiago Faria, Canário, Nuno Sousa; Célio, Dino (Rapha, int (Micka, 55m)), Pedro Ribeiro; Ricky, Moreira (Dércio, int), Ricardo Ferreira.

Não utilizados: Bruno Torres, Pimenta, Martins, João António

Disciplina
Amarelos: Tiago Faria, Ricardo Ferreira e Ricky

Golos
Ricky, Patrício (pb) e Pedro Ribeiro (gp)

Treinador
Carlos Gonçalves


__________________

Sem comentários: