terça-feira, 23 de setembro de 2008

Só eu sei...

"Arrumar a casa de vez"

Foto: sporting.pt


Se esta crónica é um balanço da vida semanal na casa do Sporting, começo por fazer algumas arrumações e identificar de vez o que está podre e possui prazo de validade caducado. E a paciência esgotou-se de vez para a pestilência da já gasta tragicomédia dessa espécie de génio incompreendido chamado Vukcevic, que além de não agradecer ao Sporting a sua improvável ressurreição futebolística, desgasta continuamente a serenidade necessária ao balneário e ameaça infantilmente com a sua saída dia após dia.

Pois alguém explique a este amuo em forma de jogador uma regra básica de mercado, de preferência com recurso a uma ilustração: enquanto não houver uma espécie de Futebol Clube Vukcevic (onde o avançado jogue sempre, com o ombro deslocado ou não, e em todas as posições) que dê 20 milhões de euros ao Sporting, o jogador tem que treinar e respeitar o clube que lhe paga!

A culpa não será somente dele mas também de quem lhe fornece espaço e tempo para falar, nem que seja no próprio dia de um jogo importante para o clube, e com honras de capa...

Associado a estas novelas temos de aturar diariamente um factor crescente do futebol moderno, ou seja a ingerência dos empresários nos assuntos dos clubes. E se não é o de Vukcevic a reclamar mais minutos de jogo para o representado, é o de Miguel Veloso a colocar o centro-campista no Manchester e no Arsenal em Janeiro. A chantagem e os jogos de desgaste não vingarão neste clube!

Em Barcelona as minhas expectativas foram absolutamente defraudadas, e o Sporting mostrou-se amedrontado, despersonalizado e permeável. A equipa foi demasiado reverente e exibiu uma postura defensiva precária, e em termos ofensivos não soube aproveitar os espaços. Deixo aqui bem vincada uma posição que é pessoal e relativamente polémica, e que qualquer um será livre de criticar: preferia que o Sporting tivesse sofrido uma derrota ainda mais pesada mas que tivesse mostrado audácia, arrojo e coragem de discutir de igual para igual, com uma das melhores equipas do mundo, cada lance do jogo! Porque é aos audazes que a sorte protege!

Contra o Belenenses assisti a mais uma exibição pragmática e constante, desprovida de brilhantismo mas eficaz. Ausentes do jogo estiveram Rochemback e o critério disciplinar de Elmano Santos!

Leão da Semana: Hélder Postiga


Por: César Paisana Adão

Sem comentários: