segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Atlético desilude

CDSC Cercal 2-1 Atlético Ouriense

(Márcio Relvas, 2; João António)


Pedro Ribeiro continua sem sorte enquanto que Leandro e Dércio estiveram ausentes.

_______________________________

A equipa do Cercal recebeu o Atlético Ouriense no Campo dos Barreiros. Perante cerca de 60 espectadores as duas formações mostraram um futebol muito combativo mas insosso e pouco esclarecido. A sorte saiu à equipa anfitriã que revelou um nível de eficácia superior ao dos visitantes.

O jogo começou de forma intensa. A primeira grande oportunidade do desafio surgiu logo aos 6 minutos quando Diogo aproveitou uma falha de Tiago Faria e se viu isolado perante Tomé. Valeu aos oureenses a vontade do atacante da casa em adornar o lance com um chapéu, de aba curta, que não iludiu o jovem guardião.

A resposta não demorou a chegar. Aos 14 minutos Pedro Ribeiro dentro da área, entregou a Martins um golo de bandeja mas o remate do 22 do Atlético saiu ao lado da baliza de Paulo Ferreira.

O jogo estava bastante divido com o Atlético a praticar um futebol apoiado e a conseguir assustar os homens da casa, sobretudo através de lances de bola parada onde o guardião Paulo Ferreira causou enormes calafrios aos seus companheiros. Quanto à equipa da casa jogava o seu futebol típico com muitos lançamentos para as costas da defesa oureense, onde Tiago Faria e Canário nunca se entendiam e permitiam, aos homens do Cercal, ataques rápidos e perigosos à baliza de Tomé.

Estavam decorridos 21 minutos quando surgiu o primeiro golo do desafio. Márcio Relvas, ponta de lança da casa, aproveitou mais um erro de Tiago Faria que não conseguiu controlar a bola numa jogada inofensiva. Perante o desprotegido Tomé, Relvas rematou para o fundo das redes.

Foi um golo que não espantou quem assistia ao encontro. As sucessivas falhas defensivas do Atlético faziam adivinhar o pior.

E o pior não voltou a acontecer logo de seguida porque o juiz Pedro Ferreira fez vista grossa a uma carga de Nuno Sousa sobre Fabrício, no interior da área dos visitantes. Grande penalidade clara que ficou por marcar.

O Atlético voltou a reagir e aos 26 minutos esteve novamente perto de marcar. Em esforço, o capitão Célio isolou Pedro Ribeiro. Porém, o avançado não conseguiu bater Paulo Ferreira, rematando ao lado, apesar da saída atrasada do guarda-redes.

Os comandados de Carlos Gonçalves lutavam arduamente pela igualdade mas foi a equipa do Cercal quem esteve perto de voltar a concretizar. Aos 38 minutos Renato bate um livre descaído para a direita do seu ataque. Tomé respondeu ao pontapé do esquerdino com uma enorme intervenção. Deste lance saiu um pontapé de canto que resultou num bom remate de Diogo que, de cabeça, só não celebrou porque Tordo salvou sobre a linha.

Já perto do intervalo, Dino de livre directo sobre a sua esquerda, enviou um remate à barra de Paulo Ferreira.

A segunda metade do encontro começou com três alterações. Uma para o Cercal e duas para o Atlético.
Carlos Gonçalves retirou Canário e Bolinhas e lançou João António e Ricky, alargando a sua frente de ataque.

As alterações quase surtiam efeito quando Ricky, aos 46 minutos rematou ao poste da baliza de Paulo Ferreira. Foi a segunda bola no ferro por parte dos visitantes. Depois foi João António a cheirar o golo com um remate desviado, com muita sorte à mistura, pelo guardião da casa, estavam decorridos 58 minutos.

À passagem do minuto 68, Tiago Faria lesionou-se na disputa de um lance. O central foi forçado a sair do encontro, sendo substituído por Francisco Moreira.

O mesmo Francisco Moreira viu-se mais tarde ligado ao segundo golo do Cercal. O 2-0 surgiu aos 75 minutos quando Márcio Relvas conseguiu passar sem dificuldades por Nuno Sousa e Tordo. Tomé demorou a sair os postes e Relvas rematou cruzado, com Moreira a ser o último a tocar na bola que, no entanto, seguia claramente para as redes da baliza.

O resultado castigava a inoperância da equipa do Atlético que defendia mal e atacava sem rigor. Aos 78 minutos, Nuno Sousa teve tudo para fazer o golo. A defesa cercalense parou à espera de um off-side e deixou que Nuno se isolasse. Contudo, o defesa oureense facilitou rematando frouxo ao lado.

O golo do Atlético Ouriense chegou apenas aos 83 minutos. Pedro Ribeiro aproveitou uma posição irregular para rematar contra Paulo Ferreira. A bola andou pelo ar e depois de alguns passes de cabeça no interior da área, João António cabeceou para o fundo da baliza.

Até ao final do desafio assistiram-se a inúmeras paragens para assistência aos jogadores da casa que, desta forma foram conseguindo resistir às últimas investidas do Atlético.

O 2-1 final é um resultado penalizador para a equipa da Divisão de Honra. O Atlético Ouriense tinha obrigação de conseguir muito mais frente ao modesto mas aguerrido Cercal.

A equipa de Carlos Gonçalves surgiu desfalcada de Torres, Dércio, Leandro e Marco mas estas ausências não podem servir de desculpa para o fraco rendimento apresentado.
Não é de todo compreensível que uma equipa apresente tamanho caudal ofensivo, conseguindo criar cerca de 10 oportunidades de golo e concretize apenas uma.

Ainda não foi desta que a turma de Ourém se estreou a vencer em partidas oficiais. Cabe ao grupo voltar ao trabalho de forma a limpar a má imagem patenteada.

Dos dois jogos realizados estamos em crer que o adversário mais difícil do Atlético Ouriense foi… o próprio Atlético Ouriense.

Os jogadores tardam em conseguir libertar-se e pôr em prática um futebol mais eficaz.

Este resultado cola o Cercal ao primeiro lugar do grupo, partilhado com o Vilarense. Já a formação do Atlético fará a sua despedida na próxima jornada, no Campo da Chã, frente ao CCD Caxarias.

____________________________________

Ficha

Campo dos Barreiros, Cercal
Árbitro: Pedro Ferreira

CDSC Cercal: Paulo Ferreira; Ribeiro, Fábio Filipe, Pereira, Renato; Tiago Pereira, Baptista (Ferreira, int), Fabrício (Lebre, 62m), Diogo, Mauro (Telmo, 76m); Márcio Relvas.

Não utilizados: Gomes, Miguel Pereira, Jorge, Mendes.

Disciplina

Amarelos: Mauro, Lebre e Pereira

Treinador: Aníbal Sousa


Atlético Ouriense: Tomé, Tordo, Canário (Ricky, int), Tiago Faria (Moreira, 68m), Nuno Sousa; Micka, Célio (cap), Dino; Bolinhas (João António, int), Martins, Pedro Ribeiro.

Não utilizados: Pimenta, Denny, Rapha.

Disciplina
Amarelo: Tordo

Treinador: Carlos Gonçalves

1 comentário:

Anónimo disse...

excelente cronica do jogo, quase a roçar o estilo do saudoso rui tovar;) tou fã... vou passar por aqui. continuaçao de bom trabalho, forte abraço

joao simoes