segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Dragão Dourado

"Quaresma vezes três"
Foto: fcporto.pt

A inusitada paragem do campeonato para compromissos internacionais trouxe consigo novidades para o reino portista. Ricardo Quaresma saiu para o Inter no último fôlego do mercado de transferências. Em sentido contrário viajou Pelé, que serviu de moeda de troca no negócio.

Não entrando na discussão da importância dos valores (até porque eles já foram mais do que discutidos), este poderá vir a ser um excelente negócio para o F. C. Porto. O Harry Potter há muito que se sentia insatisfeito no Dragão, e foram muitas as manifestações públicas do internacional português nesse sentido. Os cerca de 18,6 milhões de euros que entraram directamente nos cofres dos azuis e brancos significam que, para já, o F. C. Porto lucra três vezes mais com o Mustang.

Isto porque na altura em que chegou da Catalunha, envolvido no negócio de Deco, o passe de Quaresma estava avaliado em seis milhões de euros. Se multiplicar-mos este valor por três, atingimos o valor de 18 milhões de euros, montante aproximado da transferência. Por isso, este não se pode considerar, de todo, um mau negócio para os tri campeões nacionais.

Falando de futebol propriamente dito, o F. C. Porto já conheceu também os seus adversários na Liga dos Campeões. Arsenal, Fenerbaçe e Dínamo de Kiev prometem fazer a vida dura à turma de Jesualdo Ferreira. O velho conhecido Arsenal, de Arséne Wenger, tem encantado a Europa nos últimos anos com o seu futebol romântico. Os turcos do Fenerbaçe “trazem” consigo o técnico campeão europeu, Luís Aragonés, bem como o “pichichi” da última liga espanhola, Guiza. Por fim, o Dínamo de Kiev, de Yuri Semin, já admitiu que irá apostar forte na liga milionária desta época. Empenhado também em destronar a recente hegemonia do Shaktar Donetsk na Ucrânia, o Dínamo pretende reviver as boas memórias dos tempos de Rebrov e Shevchenko.

Quanto às selecções nacionais, tudo na mesma. Os sub-21 voltaram a perder, desta feita frente à poderosa, e já apurada, Inglaterra. A equipa AA levou de vencida, com relativa facilidade, a frágil selecção de Malta, vencendo por uns confortáveis 4-0.
A única questão, ainda incompreensível aos meus olhos, é sem dúvida a chamada de Yannick à selecção AA, em detrimento dos sub-21, que jogaram em Wembley uma cartada decisiva no apuramento para o Euro 2009, na Suécia. E ainda por cima, ficou na bancada no jogo frente à Malta. Alguém me pode explicar o porquê de tudo isto?




Por: Flávio Pedrosa

Sem comentários: