quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Solidez e perseverança






O Sporting provou na última jornada que conhece e sabe praticar a mistura de princípios que pode fazer desta equipa campeã. Foi mais uma vez acutilante no pressing e sólido no processo defensivo, mas também venenoso no ataque. Perante um sem número de baixas e défices nos ritmos competitivos, a equipa pareceu adaptar-se à presença de três avançados sempre solidários e generosos no esforço defensivo colectivo (ainda que Postiga tenha desempenhado o papel de criativo).

Na última jornada tinha criticado o facto de a equipa não ter conseguido reagir às normais contingências negativas da partida, que podem a qualquer momento surgir, e apontei essa capacidade como requisito decisivo para se ser campeão, e foi precisamente essa a qualidade que a equipa soube resgatar neste jogo. O facto de Rui Patrício ter defendido uma grande penalidade, e de a equipa ter suportado um sufoco final diminuída e entrincheirada não são meros factos casuais, são sinais claros de que esta equipa saberá sofrer e encontrar o caminho rumo ao título nacional.

Antes de mais terei que ser justo: a entrada de Derlei é de facto merecedora de cartão vermelho, e já não será a primeira vez que chamo aqui a atenção ao “Ninja” sobre a necessidade de refrear a sua inegável capacidade de luta, tentando não oferecer pretextos para a sua exclusão do jogo quando a equipa precisa de si. A grande penalidade é também inevitável e acertada. Quanto ao resto do trabalho de arbitragem é uma galeria de decisões inexactas, sem critério nem coerência, tendenciosas e pejadas de tiques de manipulação. Sem classe, sem autoridade, sem acerto.

O Sporting possui uma filosofia cúmplice com a realidade, virada para o colectivo, familiarizada com os princípios da abnegação e da humildade. É uma equipa tacticamente madura, rigorosa a defender e inteligente a atacar. Deixo votos para que este campeonato seja decidido por factores desportivos!

Contra o Barcelona espero personalidade, espírito de luta e sede de vitória. Que seja uma noite histórica e memorável, porque esta equipa é especial e merece-o!


Leão da semana: Liedson


Por: César Paisana Adão

Sem comentários: