terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dragão Dourado

Reerguidos das cinzas

Tal como havia já previsto no meu último comentário, a semana que agora finda trouxe consigo novidades positivas para o F. C. Porto. Confesso que não acreditava totalmente que os dragões conseguissem vencer as partidas frente a Dinamo de Kiev e Sporting, mas o facto é que conseguiram. Jesualdo Ferreira salvou a pele em duas vitórias sofridas, mas saborosas.

Em Kiev, como em Alvalade, a equipa portista demonstrou que o seu mau momento não foi ainda totalmente ultrapassado. Os erros defensivos sucedem-se, as perdas de bola também, e o jogo azul e branco continua muito individualista, alicerçado em arranques individuais de Hulk, Lisandro ou Cristian Rodriguez.

Só que desta feita a equipa conseguiu vencer, coisa que lhe vinha faltado nos três jogos que antecederam estas duas deslocações. Estes triunfos poderão servir de rampa de lançamento para os dragões, mas acima de tudo demonstram algo muito importante: a equipa ainda acredita em si e no seu treinador. As sucessivas derrotas poderiam ter trazido consigo a desconfiança dos jogadores para com os métodos de Jesualdo. Poderiam originar desalento e falta de confiança aos jogadores do F. C. Porto. Mas isso não aconteceu, para bem da equipa, do treinador e dos apoiantes da equipa.

Na Ucrânia, o poste voltou a dar de si, num remate de Raul Meireles. De facto, a equipa sofreu o golo num momento de jogo em que estava senhora dos acontecimentos. Apesar deste infortúnio, os dragões foram à procura da sorte, e alcançaram-na. Primeiro por Rolando, depois na bola enviada ao poste por parte do Dinamo de Kiev muito perto do final do jogo, e por fim ao minuto 92, quando Lucho fez o golo da vitória. Pena que tenha sido expulso, fruto de uma regra absurda da UEFA. Naquele momento, o médio argentino pensou em tudo menos que já tinha um amarelo. Queria festejar com toda a euforia que o momento merecia, e foi castigado por isso. Uma perda importante para a importante viagem à Turquia, onde uma vitória é suficiente para o F. C. Porto carimbar a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Já na eliminatória da Taça de Portugal, não houve bolas no ferro, mas houve um muito inspirado Helton. O pior parece ter passado para o brasileiro, que no seu jeito “jingão” salvou a equipa na quarta eliminatória da competição. Ainda para mais quando o jogo foi disputado na casa do (ainda) detentor do trofeu.

O jogo foi muito bem disputado por ambos os conjuntos, sendo que o F. C. Porto voltou a mostrar muitas fragilidades defensivas. Contudo, a equipa soube reagir mais uma vez à desvantagem no marcador, e conseguiu, através de um golo de bandeira de Hulk, empatar o desafio. Daqui para a frente o protagonista foi Bruno Paixão, que em noite desastrada estragou por completo a partida. Com os nervos à flor da pele, nenhuma das equipas logrou marcar, e o encontro apenas foi decidido na marca de grande penalidade. Aí, a sorte sorriu para o lado dos portistas, muito por culpa dos dois remates defendidos por Helton.

Aquilo que há a reter desta intensa semana azul e branca é que a atitude dos jogadores do F. C. Porto mudou muito, para melhor. Apesar de os processos de jogo ainda se encontrarem longe de estar solidificados, a equipa parece querer mostrar que o mau momento, vivido nos últimos tempos, foi já ultrapassado.

O próximo desafio, frente ao Vitória de Guimarães, irá ajudar muito a decifrar qual o real estado evolutivo da equipa portista. Estaremos cá para o definir.


Dragão da semana: Helton



Por: Flávio Pedrosa

Sem comentários: