segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Dragão Dourado

Em queda livre rumo ao Inferno



Mais uma semana, mais uma derrota. É esta a triste sina do F. C. Porto nesta época. Ao que parece a culpa é dos postes, como se isso chegasse para explicar a falta de ritmo, de intensidade e de seriedade com que a maioria dos jogadores azuis e brancos encaram cada partida.

Desta feita, na Figueira da Foz, o patinho feio foi Nuno. O guarda-redes, que note-se roubou a titularidade a Helton de forma inteiramente justificada, parece mostrar que o seu período de graça na baliza azul e branca já passou, arriscando seriamente voltar a ser a segunda escolha do “professor” Jesualdo. Frente à Naval, o golo sofrido, da autoria de Daniel Cruz, é inteiramente impensável, quando falamos de um guarda-redes de uma equipa de primeira linha europeia.

A colocação de Nuno neste lance, entre a baliza e a linha da bola, sem cobrir o poste mais próximo, é própria de um guarda redes inexperiente e sem estofo. Não sendo propriamente um jovem, o guardião portista mostrou acima de tudo não ser o jogador que o F. C. Porto precisa para a aquela posição. Uma situação a rever.

De resto, mais uma exibição horrível dos comandados de Jesualdo. Previsíveis, lentos, sem acutilância. Em poucas palavras se resume a última derrota do campeão nacional.
E é com esta embalagem que parte para a Ucrânia, onde defrontará o Dinamo de Kiev. Raul Meireles diz que a equipa “está a viver um período horrível”.

A sinceridade do médio contrasta com a calma e passividade de Jesualdo, que parece querer levar a equipa ao fundo com ele. O técnico deve ser o único a não perceber que o conjunto portista não rende, não consegue solidificar processos, e pior que tudo isto, não consegue vencer jogos.

Quando diz não admitir que ponham o seu lugar no clube em causa, Jesualdo ignora por completo tudo o que está por detrás de si. Um clube, um símbolo regional e nacional, uma massa associativa ímpar. Tudo isto é relegado para segundo plano, devido à teimosia de um “mestre” que tem baralhado tudo e todos nesta época.

Será preciso que o F. C. Porto seja afastado de todas as competições em que está envolvido, para que algo seja feito no Dragão. E muito desse futuro será jogado no decorrer desta semana.

Dinamo de Kiev e Sporting ditarão o futuro de Jesualdo. De uma maneira ou de outra,
os adeptos do F. C. Porto terão motivos para sorrir no final da semana. Com aquele sorriso branco que Jesualdo tanto gosta.

Dragão da semana: Raul Meireles


Por: Flávio Pedrosa

1 comentário:

Anónimo disse...

cronica do CAO ;)um visitante do vosso blogue a desesperar por informaçao;) joao simoes