quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Onda Vermelha

Benfica vence, mas não convence!


O Benfica continua a vencer na Liga Sagres, mas nem por isso tem proporcionado um futebol agradável para os seus associados e simpatizantes.

Quique Flores insistiu na implementação do novo sistema táctico, o 4-4-2 em losango, abdicando no onze inicial dos extremos que possui no plantel. Nos minutos finais do desafio, com os homens da Reboleira, chegaram a coabitar em campo três jogadores com as mesmas características, três médios defensivos, o que torna o futebol benfiquista muito musculado, previsível e sedento de criatividade. Este sistema depende muito da dinâmica dos laterais e, na minha prespectiva, não possuímos jogadores com características para o executar.

No que concerne ao jogo, o Benfica recebeu o Estrela da Amadora e praticou um futebol apático e pouco vistoso, nada coincidente com as exigências de um candidato assumido ao título.

Eu, como desportista e fã de futebol, aprecio um jogo dinâmico com empenho total dos seus intervenientes e com muitas oportunidades de golo, mas nada disso aconteceu nessa noite no Estádio da Luz. Quase toda a equipa encarnada esteve apática durante os noventa minutos, exceptuando o hondurenho David Suazo que, de vez em quando, com a sua velocidade e poder de explosão quebrava a monotomia deste jogo enfadonho.

Em suma, poderei dizer que é com grande mágoa que constato que o Benfica vence mas não convence, nem a mim, nem à generalidade dos benfiquistas. É verdade que no término do campeonato ganha a equipa que tem mais pontos e não aquela que pratica o melhor futebol. Mas parece-me que se continuarmos com estas exibições nem sempre a sorte nos vai sorrir e vamos passar por muitos dissabores.

Faço votos para que esta equipa continue a trabalhar e que consiga conciliar as duas coisas, isto é, vencer e oferecer aos seus adeptos um futebol agradável.

O Benfica venceu este jogo por 1-0 com um golo do jovem central Sidnei, depois de uma assistência do capitão Nuno Gomes e esta foi uma das poucas jogadas do desafio com princípio, meio e fim, o que retrata a pobreza com que o Benfica presenteou o seu público.

Por último, uma palavra de apreço e reconhecimento para o Estrela da Amadora, que vive momentos conturbados e difíceis, nada dignificantes para o futebol português e que foi uma equipa digna e com grande brio profissional, apesar de ainda não terem recebido ordenados desde o início da época.

Espero que este momento seja ultrapassado e a situação seja rapidamente reguralizada e ainda que situações destas desapareçam do quotidiano do futebol português!

Águia da semana: David Suazo

Por: António Pereira

Sem comentários: