quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Onda Vermelha

Humildade, exige-se!


O Benfica, na quinta-feira, dia 6 de Novembro disputou o 2º jogo da fase de grupos da Taça Uefa.

O meu glorioso perdeu por 0-2 e o resultado é inteiramente justo, não sofrendo qualquer tipo de contestação.

Na minha opinião, se o resultado fosse mais dilatado, não seria escândalo nenhum, pois o Galatasaray foi a melhor equipa em campo, a mais organizada e justa vencedora.

A derrota do Benfica deixa-me triste, mas acho que veio na melhor altura. Esta afirmação pode causar estranheza vinda de alguém que vive tanto o Benfica como eu, mas espero que nos sirva de lição no futuro.

Após o jogo com o Guimarães, os jogadores do Benfica saíram em quase todas as capas dos jornais e quase todos eles a reforçar a mesma ideia, ou seja, que o Benfica era a equipa que praticava melhor futebol em Portugal.

Uma coisa é certa, se os jogos se ganhassem em entrevistas e conferências de imprensa, o Benfica já era campeão. O grande problema é que não basta dizer que somos os melhores cá fora, temos que prová-lo lá dentro; só assim se constrói uma equipa lutadora e vencedora. E contra os turcos fomos uma equipa banal e que foi facilmente manietada e controlada pelos homens que vieram de Istambul.

Que esta derrota nos sirva de lição e aprendamos a ser modestos e que sejamos pelo menos os campeões da garra e empenho e não da oratória.

Quanto ao jogo propriamente dito, teve duas partes distintas, a primeira bastante equilibrada e uma segunda parte em que o Galatasaray foi muito superior.

No meu ponto de vista, a fraca exibição do Benfica esteve directamente ligada à fraca prestação do Yebda, jogador fulcral na manobra da equipa, mas nunca uma equipa da dimensão encarnada poderá apenas depender de um mau dia de um excelente jogador.



Em suma, desejo que esta derrota seja como uma rampa de lançamento para fazer crescer esta aquipa sempre com humildade, mas com muita ambição!

Depois veio o jogo com o Desportivo das Aves, referente à 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

O Glorioso venceu o jogo por 3-0 num jogo fácil para a equipa da Luz em que Quique não procedeu a tantas alterações como no último jogo da Taça com o Penafiel.

Talvez por ter apanhado um susto nesse jogo, os únicos jogadores a receberem um voto de confiança foram Moreira, Léo e Binya.
Apesar de terem vencido, praticaram um futebol pouco vistoso e o jogo chegou a ser saturante, tal a apatia e a falta de velocidade e dinâmica da equipa.

Por fim, poderei dizer que o Benfica continua a viver muito da criatividade dos seus elementos continuando a demonstrar pouca ligação entre os vários sectores. Neste jogo, o único aspecto positivo foi o excelente aproveitamento das bolas paradas, resultando delas dois golos e a jogada do terceiro golo que teve uma bela assistência de Aimar para o sempre regular Maxi Pereira que materializou a jogada mais bela do desafio.

De uma equipa como o Benfica espera-se sempre mais e jogar apenas trinta minutos e descansar à sombra do resultado não é para uma equipa que ambiciona vencer todas as competicões em que está inserida.


Águia da semana: Maxi Pereira


Por: António Pereira

Sem comentários: