terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dragão Dourado

A recuperar em ritmo de passeio


Depois de tanto sofrer, o F. C. Porto parece querer arrepiar caminho para atacar, em definitivo, aquilo que resta da presente época. As derrotas frente a Leixões e Naval parecem longínquas, mas a verdade é que não aconteceram há tanto tempo quanto isso.
Como defendi na passada semana, o jogo frente ao Vitória de Guimarães iria ser bastante conclusivo em relação ao momento de forma dos campeões nacionais. À vista desarmada, os azuis e brancos parecem ter melhorado um pouco a nível posicional, mas continuam lentos e previsiveis no ataque.

Frente aos vimaranenses, o F. C. Porto mostrou-se seguro a defender. Não é por acaso que o Vitória não fez um único remate perigoso à baliza defendida por Helton. Rolando e Bruno Alves estiveram intransponíveis (mesmo quando os cotovelos atacaram). Já Fucile e (principalmente) Sapunaru vêm subindo de forma a olhos vistos. Raúl Meireles foi o pulmão de sempre no meio-campo, enquanto que Fernando voltou a rubricar uma exibição segura. O problema vem daqui para a frente. Lucho ainda não encontrou o ritmo competitivo ideal, apesar de ser, invariavelmente, um homem em evidência na maioria das partidas. Se a passo “El Capitan” consegue ser fantástico, imaginem-no em forma. Já no ataque, Tarik continua a sua recuperação em campo, enquanto que Rodriguez continua a revelar total inadaptação ao sistema de jogo portista. No meio disto tudo surge um Lisandro (até aqui) um pouco arredado dos golos. Não se pode questionar a sua entrega e abnegação ao jogo, mas é clara a falta de eficácia do argentino neste início de época. Parece ter dado um pontapé na sua “crise pessoal” nesta última partida, onde marcou um golo e deu outro a marcar.

Da vitória frente ao Guimarães há ainda a ressalvar o regresso de Farías aos golos. O terceiro esta época, depois de ter bisado na Sertã. O avançado argentino demonstrou uma vez mais faro pelo golo, mas é notória a sua condição de terceiro avançado no plantel portista, atrás de Lisandro e Hulk.

Como nota final, ficou claro na partida do último sábado que Jesualdo Ferreira parece
finalmente conseguir transmitir, de uma forma clara, aquilo que pretende para a equipa. Jogar seguro, com muita tranquilidade, sem arriscar. Sempre à espera do erro do adversário. Não foi à toa que na época passada, Manuel Machado (na altura técnico do Sporting de Braga) disse que “o F. C. Porto é um grande que joga num sistema táctico de equipa pequena”. De facto a forma sistemática com que os dragões dão iniciativa de jogo ao adversário, fechando-se todo na defesa à procura de um contra-ataque eficaz, é de todo igualável àquilo que os chamados “pequenos” fazem nos jogos mais importantes.

Dragão da semana: Lisandro Lopez


Por: Flávio Pedrosa


Sem comentários: