quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Onda Vermelha

Que poupança?



No dia 19 de Outubro disputou-se o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal entre o Benfica e o Penafiel, no Estádio da Luz.
A equipa escolhida pelo treinador Quique foi bastante diferente da habitual e só não aconteceu uma surpresa porque o guarda redes Moreira realizou uma excelente exibição. Tal fez-me recordar algo já esquecido há alguns anos atrás, isto é, surgiu um grande guarda redes português com grande potencial e que nos últimos anos tem estado ausente dos grandes palcos por lesões constantes e nos últimos tempos por mera opção técnica.

No entanto, ontem fez questão de lembrar a todos e ao seu treinador que podem contar com ele como uma opção válida.

A equipa do Penafiel deslocou-se à capital para defrontar o Benfica e rubricou uma excelente exibição deixando uma boa imagem quanto ao futebol praticado na 2ª Divisão Série B, não se limitando apenas a defender e sempre que possível a sair para o ataque, provocando vários calafrios na defesa encarnada.

Quanto aos jogadores menos rodados no Benfica, a maior parte deles não aproveitaram a oportunidade concedida pelo treinador. Jogadores como Urreta e Balboa terão que produzir muito mais se pretenderem ser opções válidas para este Benfica.

No que concerne ao lateral esquerdo Léo, para mim, nos últimos anos, o melhor lateral esquerdo do nosso campeonato rubricou uma exibição fraca não parecendo o mesmo, faltando-lhe a alegria de outros tempos.

Nota positiva, na minha opinião, para o avançado Makakula que manteve sempre em sobressalto a defesa do Penafiel, mas que não conseguiu desfeitear o guarda redes, José Eduardo, quer por mérito do mesmo, quer por alguma falta de sorte.

Em suma, poderei dizer que longe vai o tempo em que as camisolas ganhavam. Nos tempos que correm é preciso suar a camisola para vencer. E quando se entra num jogo com uma atitude passiva, pouco pressionante e com pouca ambição de vitória, não é a entrada de elementos mais experientes e com nome que vai alterar a situação criada, pois o adversário já se encontra mais confiante e moralizado.



Na conferência de imprensa, realizada antes do jogo, o treinador Quique disse que acreditava tanto nestes elementos como naqueles que escolheu para os jogos do Nápoles e Sporting .

Eu acreditei, fico com pena que os jogadores em questão não tenham acreditado!

Quinta-feira temos um jogo da fase de grupos da Taça Uefa com o Hertha Berlim. Neste sentido, terá existido mesmo uma poupança dos jogadores do Benfica?

A mim parece-me que não. Por exemplo os dois centrais estiveram sujeitos a 120 minutos de jogo e palpita-me que quinta-feira serão os titulares. O Benfica acabou por sorrir no fim deste jogo, mas poderia ter acontecido o inverso, pois a marcação dos penalties é uma espécie de lotaria.

Parabéns, Penafiel, pelo futebol apresentado! E quanto ao meu Benfica, muito cuidado a sorte nem sempre sorri!

Águia da Semana: Moreira


Por: António Pereira

Sem comentários: