segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Época de Exames


As oficinas dos três grandes não param. Neste final de semana, FC Porto, Sporting e Benfica tiveram novos desafios com resultados práticos e exibicionais bastante distintos.

O FC Porto entrou em força no Torneio Internacional de Braga. A formação de Jesualdo Ferreira derrotou o Leixões por três bolas a zero. Lucho Gonzalez, Bruno Alves e Lisandro Lopez fizeram os golos portistas. Este desafio serviu para mostrar que a máquina de Jesualdo está devidamente oleada, ao som do tango, sob a batuta de Lucho, Tomás Costa e Lisandro. Os reforços demonstraram bom entrosamento com a equipa. Destaque para Nelson Benitez muito activo no ataque, Rodriguez com uma primeira parte de gabarito e Hulk que já demonstrou poder de fogo naquele pé esquerdo. Quanto à formação leixonense, orientada por José Mota, demonstrou fragilidades a nível defensivo não tendo, no entanto, realizado um mau jogo de futebol.

No Sábado, em Alvalade, foi dia de apresentação do plantel aos seus aficionados. Paulo Bento não terá colocado o seu melhor onze em campo tendo preferido deixar de fora Tonel, Miguel Veloso, Izmailov e Moutinho que só entrariam com o decorrer do desafio. Ainda assim, os leões praticaram um futebol agradável durante a primeira parte da partida, com Vukcevic em destaque pelo golo que valia a vitória ao intervalo. No segundo tempo tudo foi diferente pois a equipa da casa baixou claramente de rendimento, oferecendo ao PSV Eindhoven o controlo do jogo. Já perto do final, depois da cascata de substituições que fizeram com que o desafio perdesse um pouco do seu interesse, os holandeses conseguiram o empate por intermédio de Wuytens, numa altura em que os da casa já estavam sem Pedro Silva, inexplicavelmente expulso por protestos tão demasiados quanto desnecessários junto do árbitro Duarte Gomes. Destaque ainda para a recepção com que Moutinho foi brindado em Alvalade. O capitão leonino esteve sujeito, durante todo o tempo em que esteve em campo, a uma mescla de aplausos e assobios por parte dos adeptos.

O Benfica está no berço da nação onde se encontra a disputar o Torneio Cidade de Guimarães, juntamente com Paris Saint-Germain e o Vitória local. No encontro de ontem os pupilos de Quique Flores estiveram tête-à-tête com a equipa parisiense. Numa partida em que tudo parecia correr mal, com o PSG em vantagem através de dois golos de Pancrate, o luso-congolês Makukula e o paraguaio Cardozo deram voz à recuperação da águia, fazendo os golos que permitiram o empate final. Quique continua com muitas razões para se preocupar. A equipa voltou a sofrer golos surgidos de erros infantis, como o próprio treinador já havia acusado. Desta vez os réus foram Sidnei primeiro e Bynia depois, com lances que devem ter sossegado o azarado Edcarlos. No entanto, nota extremamente positiva para a forma como as águias nunca se renderam e procuraram sempre a baliza de Landreau, prova de que o crer e o querer estão lá.

Nestes jogos recentes destaque ainda para Vitória de Guimarães e Sporting de Braga. Os vimaranenses bateram na sexta à noite o Paris Saint-Germain por duas bolas a uma, com golos dos reforços Douglas e Jean Coral. Quanto ao Sporting de Braga derrotou, facilmente, os italianos do Cagliari por dois a zero através dos golos marcados por Luís Aguiar de penaltie e Jorginho num primoroso livre-directo.

Sem comentários: