quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Onda Vermelha

"Expectativas enormes"
Foto: slbenfica.pt
Está prestes a começar mais uma época futebolística e as expectativas são imensas.

O meu Benfica, apesar de tudo e na minha perspectiva, em relação aos outros candidatos, parte em clara desvantagem pois mudou de treinador e perdeu duas ou três pedras fundamentais tais como o nosso grande Rui Costa, o Christian Rodriguez e o Petit. E quem acompanhou o campeonato do ano passado concordará comigo que tanto o Rui Costa como o próprio Rodriguez foram duas peças fundamentais na estrutura da equipa.

Quanto ao nosso benfiquista Rui Costa, continua na nossa casa com uma missão diferente mas que, certamente se nós benfiquistas lhe dermos tempo, terá sucesso a médio prazo.

Em relação ao uruguaio não vale a pena chorar. Deviam ter aproveitado o direito de preferência. Assim não o fizeram e pior ainda: foi reforçar o nosso grande rival, o FC Porto. E não vamos agora dizer que ele não presta. Trata-se de um excelente jogador que “deixa tudo” em campo. O máximo que lhe podemos desejar é que não seja feliz com a mudança.

Quanto à pré-época do Benfica, não tenho gostado muito do que tenho visto. Como se não bastasse a mudança do treinador, algo que não aconteceu nos outros dois candidatos ao título, temos também quase uma equipa nova que demorará a assimilar as ideias e métodos do novo treinador Quique Flores.

No primeiro jogo do Benfica, com o Estoril, registou-se um empate e o Glorioso fez rodar muitos jogadores novos jovens da cantera encarnada. De registar apenas as excelentes exibições de Carlos Martins e Yebda. Durante a partida jogaram um elevado número de jogadores e o futebol praticado foi bastante mau.

Os jogos que se seguiram aconteceram no Torneio do Guadiana, no qual o Benfica ficou em terceiro lugar, ou seja o último. No jogo inaugural o Benfica defrontou o Blackburn Rovers e averbou uma derrota, praticando um mau futebol com destaque apenas para a subida de forma de Carlos Martins. Quique continuou a fazer muitas experiências, continuando a insistir em utilizar jogadores que mais tarde viriam a ser dispensados. O nosso segundo jogo neste torneio foi um derbie lisboeta cheio de tradições e rivalidades contra o Sporting. Contudo, nem essa rivalidade fez Quique mudar a sua estratégia. Continuou a fazer muitas experiências e a utilizar muitos atletas que viriam a ser dispensados. Como consequência o Benfica jogou um futebol muito cinzento e pouco agradável para os seus adeptos. Não poderei deixar de mencionar que o Sporting foi um justo vencedor deste torneio pois foi a equipa mais compacta e organizada, uma consequência de ter o mesmo treinador e uma base sólida que transitou da época passada.

Depois veio o Torneio Cidade de Guimarães onde participaram o Vitória local, o Paris Saint-Germain e o Benfica. O Benfica venceu o torneio mas a mim não me convenceu. O futebol apresentado foi pobre e cinzento registando-se apenas melhorias no sector defensivo. Já a nível ofensivo apresentou grandes lacunas, vivendo da individualidade e criatividade dos seus elementos mais dotados tecnicamente.

No jogo de apresentação aos sócios o Benfica teve como adversário o Feyenoord e o clima de festa e euforia dos adeptos levou a que o Benfica realizasse um grande jogo de futebol. Notou-se já alguma assimilação, por parte dos jogadores, das ideias que o treinador pretende para este novo Benfica. Pela primeira vez esta pré-época jogou como “um todo” e a grande esperança dos benfiquistas, Pablo Aimar, realizou uma exibição mais condizente com o seu valor. O Glorioso ganhou este jogo com um golo do goleador Cardozo mas o caudal ofensivo da equipa merecia um resultado mais dilatado.

Agora resta-nos esperar e crer que o Benfica vai crescer cada vez mais e vai realizar uma grande época a nível nacional e internacional.
Como benfiquista que sou tenho sempre essa ilusão tal como todos os adeptos deste grande clube!

Que jogadores como Aimar e Reyes consigam voltar a atingir a projecção internacional que tiveram e que acabaram por perder. Será bom para eles e para o Benfica!

Um bem-haja a todos os que gostam de futebol como eu!
Até uma próxima com o Benfica sempre a ganhar!



Por: António Pereira

Sem comentários: