Pelo milésimo dia consecutivo, o F.C. Porto manteve-se no primeiro lugar da Liga. Apesar de o jogo não ser de grau de dificuldade elevada, os dragões demonstraram o porquê de serem tri campeões nacionais. Mesmo jogando a um ritmo lento, o F.C. Porto raramente deu veleidades, perante um Belenenses amorfo e, estranhamente, acomodado. Casemiro Mior sai do Dragão com muitas dores de cabeça, e daquelas que nenhum treinador gosta de ter.
Quanto aos azuis e brancos, destaque central para o posicionamento de Raul Meireles no terreno. Não sendo a sua posição natural, o internacional português é o único, actualmente no plantel portista, com capacidade de ligar o processo defensivo com o ofensivo, de forma eficaz. Guarin já demonstrou ser um jogador ainda um pouco inconsequente, com vários erros técnicos e tácticos.
Com o recuo de Meireles, Tomás Costa teve a sua primeira aparição em jogos oficiais. Para estreia, não esteve mal. Apesar de discreto, o médio argentino nunca comprometeu, destacando-se pela capacidade de luta e de desarme. Ao seu lado teve um Lucho ao seu nível singular.
No ataque, Lisandro ficou novamente em branco, mas notaram-se bastantes melhorias em relação ao jogo da Supertaça, com muitos remates à baliza e algumas ocasiões desperdiçadas. Bem mais produtivo esteve Hulk. Cada vez mais “incrível”, o jovem brasileiro chegou mesmo a lesionar Mariano na marcação…de um livre. “Incrível”. Tal como o seu golo. Numa palavra: Fantástico!
E por falar em Mariano, alguém se lembra daquele jogador que na época passada andava moribundo pelos relvados nacionais? Pois, é ele mesmo. Aquele que tropeçava na bola no ano passado, e que na estreia da época facturou. Isto para não falar na bomba ao poste na primeira parte da partida. Muito boa exibição do argentino.
Do contingente argentino apenas falta falar de Benitez. O lateral voltou a dar sinais positivos, apesar de continuar um pouco discreto. Ainda assim, hoje já se viu a atacar mais, tendo inclusive desperdiçado uma clara oportunidade de golo.
Enquanto Quaresma não se decide e os novos, e velhos, rivais tropeçam, o F.C. Porto vai escrevendo a sua história neste campeonato. Esta primeira jornada serviu para mostrar que a qualidade azul e branca não desapareceu de um dia para o outro.
PS: Destaque para a vitória do Boavista na primeira jornada da Liga Vitalis. O histórico clube portuense deu assim um bom início a uma época que promete ser bastante complicada.
Dragão da semana: Lucho Gonzalez
Por: Rui Almeida Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário