sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Só eu sei...

Ponto de equilíbrio




O triunfo conquistado fora frente ao Estrela da Amadora vem provar que a equipa já descobriu a fórmula do sucesso e a alquimia que lhe permitirá lutar pela conquista do campeonato nacional, faltando apenas refinar e mecanizar progressivamente os procedimentos. Mais do que ter descoberto o seu ponto de equilíbrio a equipa mostrou carácter e frieza na forma como reagiu à desvantagem.

Se parece certo que o Sporting possui um modelo de jogo próprio cimentado, e que vai mostrando muito trabalho e qualidade táctica, bem como maturidade na gestão dos ritmos de jogo, também começam a parecer certas as melhores opções para cada lugar.

Pereirinha deve manter a titularidade na direita, face à regularidade, empenho e qualidade que vem demonstrando, e Caneira, embora tenha constituído opção forçada, também me parece ser a melhor solução para a esquerda da defesa, pela consistência defensiva e entrosamento no ritmo e filosofia colectivas. Já o regresso de Vukcevic vem complicar de forma positiva as escolhas ofensivas, e este começará a ser sem dúvida o maior dilema de Paulo Bento.

Feitas as normais felicitações à equipa pelo desempenho táctico maduro que exibiu, debruço-me apenas um pouco sobre o regresso do montenegrino à equipa. Vukcevic é naturalmente bem-vindo pelo acréscimo inegável de qualidade e sobretudo pelo empenho que coloca nos lances, e deixo votos para que já tenha também descoberto o seu equilíbrio emocional. Mas quero deixar sobretudo os meus sinceros parabéns pela forma calma e coerente com que toda esta crise foi gerida pelas figuras de proa do nosso universo futebolístico. Uma palavra especial para Pedro Barbosa, que parece perpetuar nas suas novas funções a classe que já exibira enquanto jogador: calmo, ponderado, de discurso fluente, Pedro Barbosa tem sabido gerir silêncios e tempos certos de intervenção. Esperemos que por agora tenham acabado os rabos de palha aproveitados pela imprensa desportiva de grande tiragem para causar instabilidade na nossa equipa.

Gostaria de deixar claro que considero importante que frente ao Basileia a equipa lute pela vitória de forma convicta e determinada, não só pelas óbvias compensações financeiras envolvidas, aliás fundamentais para o Sporting de hoje, mas porque é importante defender permanentemente o prestígio do clube, para mais no âmbito da mais importante competição de clubes do mundo!
Faço ainda votos para que a lesão de Liedson não seja grave!

Leão da semana: Vukcevic

Por: César Paisana

Sem comentários: