sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Onda Vermelha

Marco(s), rumo à liderança!





O Benfica deslocou-se ao estádio dos Barreiros para defrontar o Marítimo em jogo da 11ª jornada da Liga Sagres.

Os encarnados vinham de dois resultados menos conseguidos, um deles para a Taça Uefa, e outro para a Liga Sagres. Resultado disso mesmo foi o aparecimento do guarda redes Moreira em detrimento do habitual Quim.

Por estas razões, o jogo revestia-se de grande importância e significado para os lados dos homens da Luz e com a agravante de o Benfica saber que, Sporting e Porto, já tinham cumprido a obrigação ao vencerem os jogos desta jornada.

A equipa de Quique, ao contrário do que se esperava, entrou em campo desinibida e com ganas de vencer. Apesar de ter uma ou duas oportunidades antes disso, a tarefa do Glorioso ficou mais facilitada, a partir dos 20 minutos, com a grande penalidade cometida por Marcos, sobre o sempre rápido e possante David Suazo. A partir dos 21 minutos, a equipa maritimense ficaria a perder por 0-1 e reduzida a 10, com a consequente expulsão do guarda redes Marcos.

Como nos últimos jogos já se tinha verificado essa situação, o meu maior receio, e talvez de todos os adeptos benfiquistas, foi que o Benfica descansasse sobre o resultado alcançado e sobre a superioridade numérica. Mas parece-me que os últimos dissabores para a equipa encarnada serviram para pelo menos não cometerem erros do passado recente e foram uma equipa sempre em busca constante de golos e defendendo com confiança. Na minha opinião, o ressurgimento, após lesão do defesa Luisão, contribuiu e muito para que a equipa estabilizasse e se tornasse mais segura e com confiança.

O Benfica acabaria por ver premiada a sua ambição e audácia e venceria o Marítimo por 0-6, com jogadas bem desenhadas e com aplicação máxima durante todo o jogo.

Em suma, o Benfica foi um justo vencedor e saiu da crise que parecia atravessar. É verdade que a tarefa foi facilitada com a expulsão do guarda redes Marco, mas também já vi muitas equipas a jogarem contra dez e não conseguirem aproveitar essa situação e perderem essas mesmas partidas.

Os homens comandados por Quique foram justos vencedores e espero que este resultado seja a rampa de lançamento para uma estabilidade que ainda não foi alcançada. E que o primeiro lugar alcançado este fim de semana se mantenha até ao fim do campeonato!

Por último, gostaria de salientar a influência crescente de David Suazo na equipa do Benfica, pois foi a chave para a resolução deste jogo. E presença do nosso Rui Costa no banco! Espero que seja para continuar !

Águia da semana : David Suazo

Por: António Pereira

Sem comentários: