quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Só eu sei...

Semana irregular





A semana do Sporting foi marcada por altos e baixos, o que não é desde logo um sinal positivo. Mas procuremos ir por partes sem os dispensáveis dramatismos.

Contra o Barcelona, com a qualificação já garantida, nada correu bem à equipa, que nada fez também para se salvaguardar dos infortúnios. Os jogadores parecem não ter tirado qualquer ilação do jogo da primeira volta, descurando a importância da preparação mental e da atitude em campo. Tímidos, expectantes e reverentes, os jogadores do Sporting não foram agressivos a defender e acordaram tarde do seu estranho e reprovável torpor. Quando finalmente ousaram ser iguais a si próprios a sorte do jogo já estava do lado dos audazes.

Uma vez que o Sporting estará nos oitavos da Champions, que tenha pelo menos a sabedoria de agregar a experiência até aqui capitalizada, incorporando a ideia de que sem alma, rigor nem audácia só um improvável milagre permitirá vencer qualquer adversário que se siga.

Contra o Guimarães a questão é naturalmente diferente: a equipa soube construir um triunfo que jamais foi posto em causa. Correndo desde o primeiro minuto com intensidade e objectivos definidos o Sporting já conseguiu, a espaços, mostrar virtuosismo e compatibilizar o futebol exuberante com o necessário rigor táctico. A pressão surgiu desde os avançados, e a equipa do Guimarães jamais conseguiu progredir, porque a capacidade de antecipação e os níveis de agressividade dos jogadores do Sporting cortaram todas as ligações entre linhas. De resto, a já normal gestão de ritmos de jogo, a eficácia nos momentos certos e a concentração táctica garantiram de forma natural a vitória.

Quero desde já destacar o momento de forma de um jogador que aprecio particularmente: Pereirinha tem feito jogos absolutamente irrepreensíveis na lateral direita, e estou certo que poderia aplicar exactamente a mesma qualidade em qualquer posto do meio – campo. Com uma qualidade técnica apurada e um rigor táctico inusitado num jogador da sua idade, Pereirinha parece respirar futebol, tal a naturalidade e qualidade com que o faz.

E para os indefectíveis defensores de que o estilo do Sporting de Paulo Bento não está vocacionado para possuir veia goleadora, aí está a resposta: 3 golos contra nenhum, perante uma das mais complicadas formações do nosso campeonato.

Pena que a beleza do jogo tenha ficado manchada com o facto de aos 6 minutos de jogo já existir uma grande penalidade por assinalar a favor do Sporting, e um cartão vermelho directo por exibir a um jogador do Vitória de Guimarães. Quanto ao lance que todos sabemos vou inclusivamente abster-me de comentar.


Leão da semana: Bruno Pereirinha


Por: César Paisana Adão

Sem comentários: