quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Onda Vermelha

O esperado aconteceu!



Como já tinha referido, nas minhas anteriores crónicas, o Benfica, apesar de vencer os seus adversários , não me convence.

E no último jogo a contar para a fase de grupos da Taça Uefa, o que eu temia aconteceu.

O Benfica deslocou-se à Grécia para defrontar o Olympiacos e saiu vergado perante uma vitória dos gregos por 5-1.

Perante tão vergonhosa derrota, só nos resta acreditar que este jogo foi um simples desvio do caminho que o Benfica deve trilhar. Mas para isso é necessário que haja concentração por parte do onze escolhido por Quique Flores e não acontecer o que vimos na última quinta-feira, ou seja, uma equipa desconcentrada, desmotivada e, pareceu-me, resignada perante o avolumar do resultado.

Uma situação que me causou alguma estranheza foi o treinador Quique Flores, ao intervalo, não ter mexido na equipa, apesar da fraca e humilhante exibição dos encarnados. A meu ver, o treinador Quique devia ter mexido logo muito cedo na equipa e assumir o seu erro quanto à escolha do onze.

Neste jogo era fundamental ter alguém com alguma criatividade no meio campo e não se compreende como, tendo jogadores como Carlos Martins e Katsouranis no banco, jogaram Yebda e Binya de início. Tal até poderia ter resultado, mas ao ver o rumo do jogo como é possível não alterar esta situação?

É verdade que neste jogo o Benfica não pôde contar nem com Aimar nem com Luisão, mas nem este facto justifica esta negra e triste noite em Atenas.

Assim, esperava que esta exibição fosse esquecida, na segunda-feira, com o Vitória de Setúbal e com a possibilidade de com o empate do Leixões, o Benfica ascender ao primeiro lugar da Liga Sagres.

Como já estou habituado desde há muitos anos em todos os momentos cruciais, o Benfica falha. É nestes momentos decisivos que as equipas mostram o estofo de campeão e o Benfica recebeu no domingo o Vitória de Setúbal e bastava-lhe vencer para ascender ao primeiro lugar do campeonato, mas nem essa motivação extra chegou para galvanizar os encarnados para uma exibição convincente.

O Benfica empatou este jogo com o Setúbal e é importante realçar que o resultado é inteiramente justo. Uma equipa que aspira ser campeã não se pode limitar a jogar quinze minutos para virar um resultado e depois descansar sobre o resultado alcançado.

Quanto ao nosso guardião Quim parece-me que chegou a hora de descansar uns jogos no banco de suplentes pois tem realizado exibições pouco convincentes e não transmite segurança aos seus companheiros e o Benfica possui no seu plantel três guarda-redes de grande qualidade.

Em suma, poderá dizer-se que o Benfica não está a passar por uma boa fase e continua a praticar um futebol pouco convincente, mas como benfiquista acredito que melhores dias virão e que esta equipa ainda nos dará muitas alegrias. Espero que este último empate sirva de lição para o futuro e que percebam que gerir uma resultado tagencial limitando-se a defender é muito arriscado e isso às vezes paga-se caro.

Jogador da semana: Suazo

Por: António Pereira

Sem comentários: