terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dragão Dourado

Solidificar o crescimento



Mais uma semana passou e continuamos em crescimento. Depois da bela vitória na Turquia, o triunfo frente à Académica do nosso Domingos.

Na Turquia revelamos acima de tudo uma presença incrível. Um espírito de missão tremendo. Encarar aquele ambiente infernal da forma como o fizemos só nos pode deixar tremendamente orgulhosos.

Num jogo que se adivinhava difícil, pelas circunstâncias que o envolvia, o FC Porto entrou a matar. Dois golos madrugadores do Licha bastaram para cumprir uma tarefa em que até deu para acabar em sofrimento, provando que as grandes equipas sabem-no fazer com mestria.

A vitória deu-nos mais uma qualificação. Um velho hábito nosso, pouco valorizado sobretudo em detrimento dos feitos de alguns, que apenas agora o conseguem pela primeira vez.

Frente à Académica, consolidamos mais um pouco o crescimento da nossa equipa. O FC Porto entrou bem, marcou cedo, deixou-se empatar e resolveu pouco depois.
Rodriguez estreou-se a marcar de azul e branco. Um golo bem festejado por alguém que tem sofrido na pele algumas injustiças desde que chegou ao nosso futebol. O Cebola é bom jogador, não duvidem, mas não é nenhum astro. Foi nisso que o quiseram tornar no primeiro clube português por onde passou. Depois, num ápice o astro passa a estrela decadente… Rodriguez ainda não está ao seu melhor nível mas a qualidade exibicional que apresenta não difere em nada da que revelou na temporada passada. O que mudou foi as distintas interpretações sobre este factor. O Cebola deixou de ser alguém a quem convém promover apenas por ter trocado de camisola.

Quero saudar também o regresso aos golos do nosso Raul Meireles. Um enorme jogador cuja produtividade é muitas vezes sonegada pela crítica. Que bom é tê-lo entre nós.
Lucho ainda falhou uma grande penalidade, coisa que não tirou o sono aos seus companheiros. O FC Porto controlou sempre o jogo perante uma Briosa atrevida mas incapaz, não obstante o golo de Cris.

Continuamos a evoluir e parece esquecido o tempo em que a alegada crise pairava sobre a cabeça de Jesualdo. É bom não esquecer que mesmo durante essa suposta crise empatámos na Luz, ganhámos em Alvalade duas vezes e vencemos em Kiev e em Istambul apurando-nos uma vez mais para os oitavos de final de Champions.

É caso para gritar bem alto “Viva a crise”!

Dragão Dourado: Cristian Rodriguez

Por: Rui Vasco Pereira

Sem comentários: